De acordo com o Relatório de Pesquisa e Estudo Executivo Global de Inteligência Artificial do MIT de 2019, nove em cada dez empresas fizeram investimentos em Inteligência Artificial, porém 70% dessas empresas concluíram que o impacto desses investimentos foram mínimos, ou até mesmo nulos.

Expectativa para 2020: Vamos viver a vida como no desenho Os Jetsons!

Realidade para 2020: Parece que vai demorar alguns anos para sentirmos de fato o impacto da Inteligência Artificial nas empresas e em nossa vida.

Em contrapartida, o vice-presidente de pesquisa da Forrester, Srividya Sridharan disse: “Acreditamos que 2020 será o ano em que as empresas vão se concentrar mais em Inteligência Artificial e vão fundamentar a realidade na adoção dela.”

Existem várias tendências para o uso da Inteligência Artificial que estão por vir este ano, principalmente para os líderes de TI e líderes de negócios em geral. Confira a seguir.

A Inteligência Artificial será uma nova perspectiva de carreira para profissionais de TI

De acordo com o relatório do Future of Jobs de 2018, até 2022 existirão 133 milhões de novos empregos graças à Inteligência Artificial.

Além disso, os empregos que exigem habilidade em Inteligência Artificial cresceram 4,5 vezes desde 2013.

Para aqueles preocupados com o desemprego que essa automação trará, até 2020, a Inteligência Artificial eliminará cerca de 1,8 milhão de empregos, porém também surgirão 2,3 milhões de novos trabalhos, segundo o VentureHarbor.

Outra informação importante é que a contratação de profissionais de Inteligência Artificial aumentou 74% nos últimos quatro anos, de acordo com o LinkedIn.

Todas essas estatísticas atendem uma nova demanda no mercado por profissionais de Inteligência Artificial e Machine Learning, uma demanda que vai estimular os profissionais de TI a se concentrarem na Inteligência Artificial como um curso principal de estudo.

Privacidade e governança estão em evidência quando se pensa em Inteligência Artificial

Quando falamos de Inteligência Artificial e privacidade, a discussão é centrada no reconhecimento facial. Em 2019, o Facebook tentou anular um processo que alegava que a empresa havia coletado ilegalmente dados biométricos de milhões de usuário sem o consentimento deles, porém um tribunal federal negou o processo.

Além disso, a ACLU está preparada para buscar organizações que utilizem o reconhecimento facial para usos que possam comprometer os direitos de privacidade constitucional dos indivíduos.

Quanto aos dados governamentais, as tendências de 2020 serão sobre a operacionalização da Inteligência Artificial na organização dos dados, tornando a governança de dados e informações uma das prioridades do setor.

A Forrester declara em seu relatório de previsões para 2020 que o problema da Inteligência Artificial estará em “fornecer dados de um portfólio complexo de aplicativos e convencer vários profissionais a seguir adiante”.

Este ano saberemos o quanto a Inteligência Artificial realmente vale para os mercados

Utilizar da Inteligência Artificial apenas pela sua tecnologia já é ultrapassado. As empresas fizeram os investimentos, e agora em 2020, descobrirão se estes investimentos vão gerar frutos.

“Quando você usa a Inteligência Artificial corretamente, gera valor e ROI para a empresa. É uma premissa excelente, mas o completo potencial da Inteligência Artificial não foi alcançado”, diz AJ Abdallat, CEO da Beyond Limits.

Muitos sistemas convencionais de Inteligência Artificial são meramente Machine Learning, Neural Networks ou Deep Learning. Todos são bons para lidar com grandes conjuntos de dados, mas nenhum tem consciência da situação ou capacidade de explorar dados ausentes ou incompletos. Essa é uma lacuna do mercado que precisa de melhorias e novas pesquisas.

Considerações Finais

Apostamos nossas fichas na IA atuando com o gerenciamento de informações.

Este tema continuará tendo um importante destaque na comunidade de TI nos próximos anos, sem dúvida. A IDC calcula que, até 2025, a funcionalidade de Inteligência Artificial será incorporada em pelo menos 90% das novas versões de aplicativos corporativos.

Para amenizar um pouco, a IDC disse também que isso vem com uma ressalva: os aplicativos realmente afetados pela Inteligência Artificial serão apenas cerca de 10% desse total.

Ainda estamos em um processo inicial, com muitas inovações empolgantes e novidades saudáveis por vir.

Se você quiser saber como a Inteligência Artificial pode impactar a vida da sua empresa e a produtividade da sua equipe, entre em contato e vamos conversar sobre o gerenciamento inteligente de informações com a solução do software M-Files.