Que tipo de papel eu devo comprar para o meu escritório?

papel

 

Com todas as responsabilidades que o cargo de dono de um negócio impõem, você não deve estar muito preocupado com o tipo de papel que deverá comprar para as impressoras de seu escritório. Porém, cada tipo de papel para impressora tem objetivos e vantagens diferentes; alguns inclusive são feitos para impressoras específicas.

Saber que tipo de papel comprar e usar para sua impressora ajudará você a conseguir uma qualidade melhor em suas impressões. Neste artigo você irá conhecer alguns tipos de papéis para impressoras, que
estilo é melhor para cada função e que fatores você deve analisar na hora de comprar o papel:

 

Impressoras a laser

Muitos donos de empresas preferem as impressoras a laser às jatos de tintas, já que estas têm custos operacionais mais baixos. Impressoras a laser são melhores para imprimir documentos de textos que não incluam muitas fotografias nem gráficos. Confira abaixo quais são os melhores papéis para se trabalhar com impressoras a laser:

 

Laser: fabricado especificamente para impressoras a laser, o papel laser se adequa às características de uma impressora a laser e segura melhor o pó do toner do que a maioria dos outros tipos de papéis. O papel laser é perfeito para imprimir etiquetas de endereçamento e cheques.

Branco brilhante: o papel branco brilhante é o que a maioria das pessoas usa na hora de imprimir documentos. Sua superfície macia permite que você imprima textos e imagens simples, rápida e facilmente. Como este papel não é texturizado, ele também é ótimo para impressão dos dois lados.

Papel couchê: o papel couchê é considerado um dos melhores papéis para impressão atualmente. É indicado para trabalhos impressos que exijam alta qualidade e excelente aparência. Possui diversas versões, para diferentes tipos de aplicações.

Papel vegetal: muito utilizados por engenheiros e arquitetos, possui uma baixa gramatura e é pouco resistente. Caracteriza-se por sua textura lisa e transparente. É muito eficaz para o desenvolvimento de estudos gráficos.

 

Impressoras jato de tinta

As impressoras jato de tinta fornecem resultados de alta qualidade na hora de imprimir fotografias assim como apresentações e documentos com gráficos pesados. Essas impressoras são usadas tipicamente para projetos artísticos e há uma variedade de papéis que podem se usados com ela:

 

Cardstock: muitas pessoas usam o cardstock para arte e artesanato, já que sua superfície é grossa e resistente. O cardstock é a melhor opção para a impressão de convites, cartões de sinalização e cartões pessoais ou para adicionar um toque profissional a apresentações, propostas e currículos.Você também pode usá-lo para documentos que irá consultar no futuro, já que ele é mais durável do que a maioria dos papéis.

Foto: o papel foto geralmente é usado para a impressão de fotos. Sua superfície brilhosa cria fotos vibrantes e ele vem em diferentes tamanhos, revestimentos e pesos. Como ele seca rápido, também é ótimo para realizar impressões às pressas.

Brilhoso: a maioria das pessoas tende a confundir o papel brilhoso com o papel foto devido à sua superfície igualmente brilhosa. O papel brilhoso é bom para o uso geral, porém, ele leva um pouco mais de tempo para secar a tinta impressa, portanto, borra facilmente.

Matte: o papel Matte é preferível para uso diário e geral e funciona bem com impressoras jato de tinta. Sua impressão é absorvente e de secagem rápida. Possui a versão dupla face, que proporciona uma impressão excelente de ambos os lados.

Sulfite: papel versátil e bastante comum na maioria das empresas. Apresenta boa qualidade de impressão em ambos os lados.

Reciclado: semelhante ao papel sulfite, porém é fabricado inteiramente com materiais reciclados. Possui cor e textura características e seu uso promove o meio ambiente e a sustentabilidade.

 

Fatores a serem considerados na hora de comprar o papel:

 

As qualidades que você procura num papel irão diferir com base no que você vai imprimir, mas aqui há alguns fatores gerais a serem lembrados:

 

Brilho: o brilho de um papel se refere ao seu contraste e reflexibilidade e em como ele segura a tinta e o toner do que foi impresso nele. O padrão de brilho é avaliado em uma escala de 1 a 100. Quanto mais alto o número, melhor a qualidade do papel. O papel usado em um escritório comum tem o brilho entre 80 a 100 e um papel para fotocópias comuns geralmente tem uma taxa de brilho de 92.

 

Opacidade: esta qualidade refere-se à transparência do papel e determina a qualidade com que o papel segura ou passa a tinta para o outro lado quando algo é impresso nele. Quanto mais grosso o papel, menor a probabilidade de que as impressões sejam visíveis do outro lado. Então se você não usa a impressão dos dois lados frequentemente, provavelmente vai querer uma opacidade mais alta.

 

Tamanho: a maioria das pessoas está familiarizada com o papel no tamanho A4, que é o formato padrão de 216 x 279 mm,mas há vários outros tamanhos e dimensões de papel que são usados em escritórios. Confira a seguir:

 

Papel A3: com a dimensão 279 x 432 mm, é o tipo ideal para a impressão de revistas e cadernos. Ele tem aproximadamente o dobro do tamanho do papel do padrão carta.

Papel A2: sua medida é de 432 x 559 mm e é muito usado para a confecção de cartazes. Impressoras comuns não são capazes de imprimir nesse formato, somente uma plotter.

Papel A1: assim como o A2, esse papel também é usado para cartazes e outros trabalhos de grandes formatos. Seu tamanho é de 559 x 864 mm.

Papel Carta: igualmente popular nos escritórios, esse papel possui a dimensão de 216 x 279. Caracteriza-se por ser ligeiramente menor que o A4, com menos 0,002 metros quadrados.

Papel Ofício: papel com a proporção de 216 x 356 mm. É muito usado para fins legais, com uma extensão extra para assinaturas impressas no final dos documentos.

Papel Super B: também conhecido como B Plus ou de formato amplo é equivalente a dois papéis tamanho tabloide, quatro papéis tamanho padrão carta e é tipicamente usado para impressão de jornais. Seu tamanho é de 329 x 483 mm

 

Gramatura: outro fator importante a ser levado em conta é a gramatura do papel. Gramatura nada mais é do que a espessura e a densidade do papel, ou seja, trata-se do quão grosso ele é.

A Gramatura influencia diretamente o peso dos seus documentos, o que faz dela um fator decisivo nos seus custos de impressão, sobretudo se você pretende enviar seu material pelo correio. Confira abaixo, os tipos de gramatura mais comuns:

 

  • 75 a 90g: essa é a gramatura do famoso papel sulfite de uso geral.
  • 120 a 150g: ideal para panfletos, folders e material promocional.
  • 180g: gramatura de cartões de visita caseiros.
  • 210 a 300g: esse tipo de gramatura não pode ser feita em impressoras de uso doméstico. É bastante comum para cartões de visita, calendários e capas de livros.
  • Acima de 300g: rara no Mercado de impressão. É mais utilizada para cartonagem e serviços especiais.

Acabamento: a textura da superfície determina o quão imprimível o papel é, além da absorção da tinta e do toner, força mecânica e resistência a rasgo. O papel de acabamento é avaliado de 1 a 5 onde 1 é a qualidade mais alta. As qualidades do papel de acabamento incluem:

  • Brilho;
  • Cobertura;
  • Opacidade;
  • Serigrafia;
  • Matte;

 

É claro que você não precisa dedicar horas do seu tempo para encontrar o melhor papel, mas ao prestar atenção em alguns fatores-chave você poderá aumentar significativamente a qualidade de suas impressões. Isso não apenas fará seus documentos parecerem bem mais profissionais; mas a impressão em papel durável também fará com que durem muito mais tempo.

Para mais informações sobre como você pode melhorar seus negócios com as melhores práticas de impressão, acesse o nosso blog. Para conhecer as soluções e ferramentas que permitirão você economize papel, tempo e tinta, visite o nosso site.

Nossos especialistas ficarão felizes em fornecer a você ferramentas e soluções para imprimir de maneira eficiente, com baixo custo e de modo que não agrida o meio ambiente.

Gostou desse artigo? Então se inscreva para receber novos materiais assim que eles saírem. Você também pode acessar o nosso blog para conferir mais informações e notícias sobre o universo da impressão e cópias.

milcopias

This entry has 0 replies