O que são trocas prematuras?

A troca prematura acontece quando o cartucho ou toner na impressora é trocado antes que sua carga de tinta realmente acabe. Ou seja, ele é descartado e substituído por um suprimento novo sem necessidade, pois ainda poderia ser usado por mais tempo. Isso gera desperdício e aumento de custo da operação.

A troca prematura acontece muitas vezes quando o cartucho ainda tem 5%, 10% ou até 15% de sua carga para ser utilizada. Ao longo do tempo, se as trocas sempre forem realizadas prematuramente, isso representará um grande desperdício e um custo adicional bastante representativo.

Por que as trocas prematuras acontecem?

Existem muitos motivos que podem fazer com que o toner ou cartucho da impressora seja trocado antes do tempo. Confira alguns:

Quando a impressora exibe mensagem de nível baixo de tinta: a maior parte dos equipamentos exibirá uma mensagem alertando para o nível baixo de tinta. Essa mensagem é exibida quando a tinta está acabando, e não significa que de fato já acabou.

Pense em um veículo que entra na reserva de combustível, por exemplo. Quando isso acontece, não significa de fato que o combustível acabou totalmente e o carro não irá mais andar. Pelo contrário, ainda é possível rodar alguns quilômetros utilizando a reserva, certo? Com o toner ou cartucho é a mesma coisa.

É normal que o aviso de “nível baixo de tinta” gere uma ansiedade e faça com que a pessoa troque o cartucho na hora. Mas isso não deve ser feito ainda, já que ainda existe tinta para ser utilizada naquele suprimento. O ideal é continuar usando o cartucho até que a impressora exiba o aviso de que a tinta acabou completamente.

Quando a impressora exibe uma mensagem de erro

O equipamento exibe uma mensagem de erro, e o usuário não tem conhecimento de como consertar. É possível que, após ligar e desligar o equipamento, trocar o toner seja o próximo passo que ele tome para tentar resolver o problema.

Porém é bastante possível que o toner vazio não seja a causa do problema. Por isso, o ideal nessa situação é buscar ajuda do técnico especializado para consertar o equipamento. Assim, além de evitar desperdícios, você também evita danificar ainda mais a impressora.

As impressões parecem estar “mais fracas”

Mesmo que a impressora não exiba uma mensagem de “tinta acabando”, o usuário pode julgar que a impressão está mais fraca ou falhada. Ele entende que isso acontece, pois a tinta está no fim, e acaba trocando o cartucho ou toner sem necessidade.

Na verdade, a impressão mais fraca pode estar relacionada a outras questões, inclusive à configuração de impressão no próprio computador. Novamente, o ideal nessa situação é buscar a ajuda especializada e não tentar resolver o problema sozinho.

Acompanhe nosso blog para saber mais sobre o setor.