Muitas vezes, o outsourcing é confundido com terceirização. A terceirização é mais facilmente identificada nas empresas. Tratam-se de atividades mais simples, como a execução de tarefas auxiliares que contribuem para o bom andamento da empresa, visando principalmente a redução de custos. O outsourcing, embora também seja uma boa escolha para a redução de custos, visa levar benefícios estruturais às empresas. Para isso, são contratados profissionais altamente qualificados para dar suporte nas decisões estratégicas, pois possuem um conhecimento mais aprofundado a respeito da área de atuação.

A escolha dos parceiros que realizarão atividades complementares às da organização não implica apenas em quem será contratado, mas também no modo como a empresa contratada vai atuar e integrar o processo produtivo ou de gestão. O outsourcing é a escolha de uma parceria estratégica. Para que a atividade final seja cumprida com excelência, existem tarefas complementares que devem ser executadas e que, quando realizadas por especialistas, salvam os gestores de muita dor de cabeça.

A área de tecnologia, por exemplo, passa por muitas mudanças em curtos períodos de tempo e sua evolução acarreta a transformação dos ramos em que é aplicada. Fica muito difícil para os gestores acompanharem e aplicarem todas as atualizações em seu negócio. Por isso, as empresas de outsourcing se mantêm atualizadas em relação às mudanças nas tecnologias e em processos de desenvolvimento e podem orientar o contratante em relação à aplicação de novidades tecnológicas.

A terceirização é uma parceria para redução de custos. Tratam-se de empresas que realizarão atividades que dão suporte ao funcionamento da organização, mas com menor impacto sobre a sua estratégia de atuação. Normalmente, os serviços prestados nesse modelo são limpeza, segurança, jardinagem, manutenção em ar-condicionado e outras de natureza mais prática.

Em um sentido amplo, outsourcing e terceirização podem ser considerados sinônimos. Diferem-se no ponto em que a terceirização é a contratação de empresas para serviços sem valor agregado, mais distantes do core business do contratante, enquanto que no outsourcing, são terceirizadas áreas estratégicas da empresa.

Quando contratar serviços de outsourcing?

Em sua empresa, você entende tudo dos processos envolvidos e contratou bons profissionais para setores como RH, TI e contábil, áreas que você não domina. Neste cenário, não há especialistas em impressão, por exemplo, de forma que acaba sobrando para todos os setores e níveis hierárquicos controlarem o suprimento de papel e a quantidade de impressões, elevando os custos e perdendo a qualidade.

Diante disso, você enxerga duas opções: deixar que essa forma de gestão das impressões vire um hábito onde todos se acostumem com a ineficiência do processo, ou correr atrás e estudar tudo sobre impressões, desviando o foco de sua função. Em ambas as situações, a melhor solução é contratar um outsourcing de impressão, colocando o trabalho nas mãos de quem entende do assunto e será capaz de otimizar os processos.

As principais vantagens do outsourcing de impressão são o monitoramento remoto dos níveis de tinta das impressoras, o que faz com que novos suprimentos sejam enviados antes que os antigos acabem, e a manutenção preventiva, que permite que seus equipamentos nunca fiquem sem funcionar, pois os problemas são identificados e solucionados previamente. Quando existe atolamento de papel em uma máquina, por exemplo, um alerta é emitido automaticamente para que o suporte tome as providências necessárias.

Dê adeus aos problemas com impressoras e foque em seu core business, deixando as dores de cabeça com impressão com uma empresa especialista no assunto. Reduza custos e maximize as horas de produtividade do dia a dia.

Se você decidir contratar outsourcing de impressão para sua empresa, agende uma demonstração com um de nossos especialistas.