É muito comum que se use, no meio corporativo, vários termos técnicos que podem confundir quem não estiver muito familiarizado com determinado assunto. Sendo assim, é muito comum fazer confusão entre os termos outsourcing e terceirização.

No entanto, iremos esclarecer neste artigo as diferenças entre estes dois tipos de serviços. Acompanhe!

Diferença entre Outsourcing e Terceirização

Vamos esclarecer agora, de uma vez por todas as diferenças entre os serviços de outsourcing e terceirização. O primeiro tem como objetivo levar proporcionar às empresas contratantes benefícios estruturais. O outsourcing costuma, inclusive, ajudar na redução de custos.

Esse serviço é capaz de fazer com que as contratantes entrem em contato com profissionais bastante qualificados, além de um suporte que auxilia em qualquer tipo de decisão estratégica a ser tomada. As empresas de outsourcing são capazes de oferecer um conhecimento mais profundo de sua área de atuação.

No entanto, quando uma organização contrata serviços terceirizados, ela está contratando atividades mais básicas. Uma empresa terceirizada fornece profissionais para realizar tarefas mais simples, chamadas de atividades auxiliares, que ajudam a manter um bom funcionamento de qualquer contratante. Como o serviço de limpeza, por exemplo.

O outsourcing como uma parceria estratégica

O serviço de outsourcing é aquele em que uma empresa não ligada a outra é contratada para assumir um setor desta, atuando de forma estratégica. A empresa de outsourcing precisa ter um conhecimento bastante profundo do setor onde ela atuará, tendo em mente que o seu papel é muito significativo para o desempenho da empresa contratante.

Sendo assim, antes de contratar qualquer serviço de outsourcing, as organizações precisam realizar um grande levantamento interno para entender qual é o seu core business, ou seja, quais as atividades-chave que ela desempenha.

Este core business identificados por essa pesquisa interna não deve ser onde as empresas de outsourcing atuarão. Isso porque existe uma grande responsabilidade envolvida nestas atividades, que tem a ver com os principais conhecimentos acumulados e habilidades e dos profissionais da contratante. O outsourcing gerencia setores e tarefas complementares, como contabilidade, Tecnologia da Informação, Recursos Humanos etc.

A terceirização como parceira na redução de custos

Como dito anteriormente, a terceirização significa a contratação de empresas para realizar tarefas que fornecem o suporte básico ao funcionamento de qualquer negócio, impactando menos no que se refere à estratégia.

Sua finalidade também é a redução de custos, pois a empresa contratante não precisará se ocupar com os encargos trabalhistas, que estarão a cargo da terceirizada. Em geral, essas empresas fornecem serviços de manutenção, limpeza, jardinagem e segurança, por exemplo.

Em geral, não é exigido de um profissional contratado pelas empresas terceirizadas um grande nível de excelência. Na maioria dos casos, seus serviços são de qualificação média, em nível técnico. No entanto, existem algumas exceções. A terceirização de serviços de saúde e de assistência técnica são alguns exemplos.

Gostou deste artigo? Agora entre em contato com os nossos especialistas em impressão e documentos para saber quais os melhores recursos para a sua empresa. Clique aqui e fale conosco.

A Mil Cópias é especialista no mercado de impressão e imagem, principalmente em gestão de impressão, gestão de cópias, gerenciamento de impressão, gerenciamento de cópias, controle de impressão, controle de cópias e aluguel de impressora.