Você já deve ter ouvido a frase “quando o assunto é negócio lucrativo, os dados são a nova gasolina”. Na verdade, é uma metáfora muito boa porque o petróleo não tem nenhum valor por si só, precisa ser refinado em gasolina. Da mesma forma, todos nós somos inundados com uma tonelada de dados, mas esses dados precisam ser refinados em insights de negócios para termos um valor real. Vamos entender como o big data conduz a transformação digital nas empresas.

Por definição, dados estruturados é cada documento que se encaixa em planilhas e bancos de dados tradicionais – sua lista de clientes, informações sobre seus produtos, processos de negócios, etc. Dados não estruturados são todas as coisas novas que são grandes demais para caber em um banco de dados comum – dados provindos de redes sociais, APIs públicas de governos, entre outros. Quando você coloca dados não estruturados sobre dados estruturados, é aí que a mágica acontece.

Vamos entender com um exemplo rápido: Uma empresa do ramo automobilístico pediu que sua equipe de dados usasse big data para encontrar uma maneira mais inteligente de fazer previsões de vendas. Durante décadas, analisou-se quantos produtos foram vendidos no mês anterior e quantos produtos foram vendidos um ano atrás no mesmo mês e estas informações foram usadas para fazer suas previsões.

Com a transformação digital e o uso do Big Data, a equipe de dados e documentos podem rastrear análises de tendências no Twitter e observar o que as pessoas estão comentando sobre seus produtos e marcas. Além disso, podem analisar também as tendências no Google para ver quais produtos e marcas as pessoas mais pesquisaram nos meses anteriores e em seguida, correlacionar esses dados com suas vendas reais para ver se é possível obter uma previsibilidade mais real e com mais informações de base.

Então, agora, na hora de fazer as previsões de vendas, são necessários dados estruturados (quantos carros, por exemplo, foram vendidos no mês passado e um ano atrás) e camadas de dados não estruturados (análise de tendência do mercado no Twitter e no Google). E se quisesse ficar ainda mais inteligente, poderia fazer análises comparativas com relação às marcas e produtos de seus concorrentes.

O ponto principal é que esse uso de Big Data permite que a empresa seja muito mais eficiente ao planejar vendas, promoções e campanhas de marketing. Além de aumentar a possibilidade de um controle interno maior de cada tipo de documentação, como recibos, ciclo de vida de contratos, termos de negociações e muitas outras áreas de atuação.

Automatize processos com documentos e informações digitais para aumentar o controle de dados na sua empresa

Mesmo que nem toda organização possa exigir que todas as informações passem por um gerenciamento eletrônico de documentos e processos, é necessário abrir os olhos para uma nova estratégia a fim de minimizar as perdas e maximizar o valor dos dados e das informações. Para isso, muitas empresas estão adotando ferramentas e softwares, como o M-Files, que automatizam processos com os dados digitais.

A informação se tornou um ativo valioso, e gerenciar esse ativo de forma errada deixa as empresas abertas a perdas, principalmente por causa de problemas com um controle seguro, com a falta de compartilhamento e colaboração, baixa qualidade de dados e, é claro, perda de tempo e espaço para armazenar e gerenciar a papelada de diversos documentos físicos.

Um número crescente de empresas ao redor do mundo já entendeu o valor de mercado de seus dados e começou a oferecer novos serviços com base em suas informações – tudo para criar fluxos de receita adicionais.

Por fim, os dados de uma empresa servem como sua melhor fonte de inteligência de negócios e ajudam a identificar tendências e problemas. Somente as empresas que contam com um sistema de gestão de documentos e dados de maneira adequada podem maximizar esses benefícios ou até mesmo saber quais oportunidades explorar.

Não fique de fora desta nova onda da tecnologia. Entre em contato conosco e vamos conversar mais sobre as soluções que vão abrir novas oportunidades para você aumentar sua receita e diminuir seus custos.