Segurança da informação: cuidados ao escanear o Whatsapp para o seu navegador

escanear o Whatsapp web segurança informação

O aplicativo de mensagens instantâneas Whatsapp é uma realidade nas formas de comunicação dentro das empresas, seja entre os colaboradores, ou para fortalecer o relacionamento com os clientes.

No começo de 2015, o aplicativo disponibilizou uma versão web para desktop e isso facilitou bastante para algumas pessoas, que não precisam mais checar o celular de minuto a minuto para conferir alguma nova mensagem. Por outro lado, o risco de vazamento de informações e golpes aumentaram.

Para o especialista Camillo Di Jorge, o primeiro passo para combater os riscos de vazamento de informações é conscientizar as empresas sobre a necessidade de ter políticas de educação dos usuários. Segundo ele ”Isso pode ser feito a partir da definição de regras claras e objetivas de conduta, além do treinamento de colaboradores para que tenham em mente algumas orientações sobre golpes”.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para evitar golpes ao escanear o Whatsapp e e cuidados para fortalecer a segurança da informação da sua empresa.

Aceite somente contatos conhecidos

Esta é uma recomendação geral, tanto ao escanear o Whatsapp, como utilizar outros aplicativos de mensagens e nas redes sociais, a regra é: só interaja com contatos conhecidos. Isso impede a ação de perfis criados por hackers. Impossibilitado também o acesso dos criminosos às informações corporativas, através do web Whatsapp.

Instale programa antivírus no computador

Outra regra básica. Ao instalar um antivírus ou alguma outra soluções de segurança adequada no computador, você evita ou reduz consideravelmente o risco de exposição aos arquivos confidenciais da empresa através de malwares ou programas maliciosos na rede que facilitam a entrada de invasores digitais.

Evite a execução de arquivos suspeitos

Se você não tiver certeza sobre a procedência de um arquivo específico, não abra. Simples assim! Os vírus estão por toda rede e em todos espaços digitais possíveis. Muitas vezes, os programas de antivírus são incapazes de detectar o perigo. Ao escanear o Whatsapp para o seu computador, baixe apenas arquivos de pessoas conhecidas e se certifique sobre a procedência do que foi enviado.

Atualize o sistema operacional

Ao atualizar o sistema operacional de seu computador, a chance de possibilitar a entrada de hackers ou vírus diminui, pois a cada atualização, os programadores e responsáveis reparam as últimas correções de segurança do sistema operacional e evitam a propagação de ameaças, por meio de vulnerabilidades encontradas nas versões anteriores.

Tome cuidado ao dar informações pessoais

Esta dica é para a segurança pessoal: Não dê suas informações para qualquer pessoa no Whatsapp. Se certifique sempre a procedência do contato e de preferência faça uma ligação para não digitar as informações, pois elas são armazenadas e podem ser rastreada com facilidade por hackers ou pessoas mal intencionadas.

Soluções de segurança da informação corporativa

Se na sua empresa, o desafio é proteger as informações, estabelecer permissões com facilidade e automatizar a segurança dos dados, a solução de Gestão Eletrônica de Documentos (GED) da Mil Cópias vai te fascinar.

Com o software M-Files, sua empresa terá a chance de capturar os dados via mobile ou scanner e salvar todos os seus documentos em um servidor local, na nuvem ou de forma híbrida (ambos).

Clique aqui para conhecer mais sobre a solução.

Para imprimir com segurança, nosso serviço de aluguel e locação de impressoras  disponibiliza a liberação de impressão retida por crachá, cartão, pin code, biometria ou smartphone e reforça ainda mais a segurança da informação, impedindo que pessoas não autorizadas vizualizem informações confidenciais dentro da empresa.

Quer entender melhor sobre a solução? Clique aqui.

milcopias

This entry has 0 replies